O Cônsul Geral de Angola no Rio de Janeiro, Mateus de Sá Miranda Neto compareceu ao funeral do Ex-Ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Domingos Augusto, realizado em Luanda, nesta segunda-feira, dia 11 de junho de 2026.
Manuel Augusto destacou-se como um dos mais importantes diplomatas angolanos, tendo exercido o cargo de Ministro das Relações Exteriores entre 2017 e 2020. Ao longo da sua carreira, desempenhou funções relevantes em missões diplomáticas na África do Sul, Nigéria, Etiópia e junto da União Africana e da ONU. Foi também o primeiro embaixador de Angola na África do Sul após o fim do apartheid.
Reconhecido pela sua dedicação à diplomacia e pelo papel na modernização das relações internacionais de Angola, Manuel Augusto deixa um legado de serviço público e compromisso com o fortalecimento da presença angolana no cenário internacional.
A cerimônia fúnebre ocorreu no Quartel do Estado-Maior General do Exército (Ex-RI20), na cidade de Luanda, e contou com a presença de membros do Ministério das Relações Exteriores, representantes da Assembleia Nacional, corpo diplomático acreditado e diversas entidades da sociedade civil.
MANUEL AUGUSTO (1957–2026).