O Consulado Geral da República de Angola no Rio de Janeiro informa que, no âmbito da campanha de Atos Itinerantes, realizou-se entre os dias 6 e 8 de junho a segunda fase da iniciativa no Estado de Minas Gerais, com o objetivo de regularizar a documentação dos cidadãos angolanos residentes sob jurisdição desta missão consular.
A delegação, liderada por Sua Excelência o Cônsul Geral Mateus de Sá Miranda Neto, atendeu as cidades de Belo Horizonte e Juiz de Fora, em virtude da significativa presença de cidadãos angolanos nessas localidades.
Belo Horizonte – 7 de junho
O atendimento ocorreu no Centro de Convenções do Dayrell Hotel, das 9h às 19h, com a prestação gratuita dos seguintes serviços: emissão e renovação de Cartão Consular, Passaporte, Bilhete de Identidade (B.I.) e Registro Criminal. Foram atendidos aproximadamente 50 cidadãos.
Juiz de Fora – 8 de junho
A ação foi realizada no Centro de Convenções do Constantino Hotel, das 13h às 20h, com atendimento a cerca de 20 cidadãos angolanos.
Durante os encontros, o Cônsul Geral dirigiu-se à comunidade angolana, reforçando a importância da regularização documental junto às autoridades brasileiras, como forma de garantir a permanência legal e o pleno exercício de direitos no país. Abordou a questão do desenvolvimento sustentável e valorização do capital Humano qualificado.
Na ocasião, destacou também os esforços do Consulado no fortalecimento das relações comerciais e empresariais entre Angola e o Brasil. Como resultado dessas iniciativas, foi anunciada a criação de uma empresa de construção civil em Luanda, um investimento de um empresário de Minas Gerais. A empresa está a recrutar profissionais angolanos da área de construção civil, técnicos especializados e engenheiros, inclusive oferecendo oportunidades de estágio.
O Cônsul incentivou os estudantes a compartilharem essa informação com outros membros da comunidade formados em Engenharia Civil.
A campanha, iniciada em 15 de Maio no Estado do Rio de Janeiro, terá a sua terceira fase da campanha ainda em Minas Gerais, nas cidades de Uberlândia e Santa Rita do Sapucaí. O Consulado orienta os cidadãos angolanos a acompanharem as redes sociais oficiais da instituição para informações atualizadas sobre datas e locais de atendimento.